Impressões do Japão
Posté le | 24 octobre, 2009 | Aucun commentaire
Coisas que não te dizem antes de viajar: Japão é mão inglesa e não rola como em Londres um aviso para os desligados como eu. Escapei de poucas, ainda mais porque os carros não param como na Europa.
Os ciber café são como de hotéis, entra-se de noite, dorme-se (cabines), toma-se banho e no dia seguinte uma nova rotina. Mas eles são escondidos nos andares dos prédios. Eles e chamam NETOCAFE.
As cidades, os parques, as ruas são limpíssimos e não existe lata de lixo pública. Cada um leva o lixo pra casa e recicla. Soube depois que é por causa do terrorismo. Mas mesmo assim, é muito limpo. E não existe gari. Cada um é responsável pela sua calçada.
Os japoneses são os reis do plástico. Tudo é embalado individualmente e algumas vezes.
Quase todas as pequenas casas que ficam nas ruelas tem na frente da entrada um pequeno balde vermelho cheio de água para combater um eventual incêndio. Bom, em Tokyo eu não vi…
Cada sinais tem um som diferente, quase musical. Os banheiros públicos de alguns parques apitam. E para coroar quando fazemos pipi tem uma música de água correndo.
Japonês é muito, mas muito mais pontual que os suiços. Trem chega e nem espera, parte na hora exata. Onibus idem.
Existem distribuidoras de tudo e a cada esquina: bebidas, cigarro, comida (tipo sopa ou miojo), sorverte, café, camisinha, OB, aparelho de barbear, creme para pele, mas o mais curioso são os refrigerantes servidos em copos com gelo. Em Tokyo são 400 mil máquinas. Uma para cada 20 habitantes.
Em lojas de conveniência, quando se compra sushi, vem com um saquinho de gel congelado.
Japonês adora luvas e uniforme.
Japonês dorme dentro de ônibus e trem, mas pro-fun-da-men-te. Tinha dias que não havia um só acordado dentro do metro. Mesmo em pé.
Japão é o país do carimbo. As pessoas não assinam o próprio nome, mas carimbam. Nos parques e templos tem a disposição carimbos comemorativos para os visitantes.
Essa história que comida japonesa é sã ficou um pouco no passado. E verdade que em casa eles vão comer de preferência uma sopa, mas na rua é fritura em cima de fritura. Herança dos chineses. Japa é louco pela comida chinesa.
Japonês não discute, evita todo tipo de confontro. São educados, muito educados. Quando um fiscal de trem entra no vagão ele faz uma reverência. Quando sai, uma outra. Todos pedem desculpas a todo tempo e agradecem sem parar. Mas quando precisam passar numa multidão, nem discutem e passam como um tufão.
Eles estudam inglês durante oito anos, são bons em gramática, mas não abrem a boca.
A arquitetura dos arranha-céus é maravilhosa, mas os prédios normais são feios e tudo muito desordenado.
Nos templos sagrados é uma barulheira de vozes, risos e gritos de crianças. Nada à ver com as igrejas católicas onde o silêncio constrangedor.
Lugar de bicicleta é na calçada e ai de você não sair do caminho. Elas passam à toda velocidade.
Commentaires
Laisser une réponse